sexta-feira, outubro 19, 2012

Perasháh em português: Nôach

Nôach(Gênesis 6:9-11:32)

Noach

“Então disse D'us a Nôach: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens: eis que os farei perecer juntamente com a terra.” (Gênesis, 6, 13).

Entre o Homem e seu próximo

Perasháh Nôach é cognominada em nome do homem, que foi escolhido pelo Criador, a fim de continuar a existência do gênero humano, no momento em que foram decretadas sentenças de extermínio total ao mundo.

Segundo o Tratado Avot (ֹtica dos Pais), capítulo V, foram todas as dez gerações, desde Adam até Nôach, foram compostas de pecadores e criminosos, e somente no fim de um longo período de dez gerações, repletos de pecados do homem para com o Lugar, e entre o homem e seu próximo, foi sancionada a sentença de trazer o dilúvio ao mundo.

Nossos sábios, de abençoada memória, acentuam, em alguns lugares, que apesar do fato que os pertencentes à geração do dilúvio pecaram e delinquiram contra D’us, não foi proferida a sua sentença a não ser pelos seus atentados a propriedade do próximo.

E assim é citado no Talmud (Tratado Sanhedrin, 108, página 1):

“Disse Rabi Iochanan:

Vinde e vide quão grande é à força da violência dos homens (quão grave é a transgressão da pilhagem), pois que a geração do dilúvio cometeu de tudo (as pessoas desta geração cometeram todas as faltas do mundo), e não foi. Proferida sua sentença (não lhes foi imposto o grave castigo) até que suas mãos tocassem na pilhagem, pois que foi dito: ‘porque a terra está cheia da violência dos homens; e eis que os farei perecer juntamente com a terra’. (Gênesis, 6, 13)”.

Uma Historia para Meditar

Qual dos dois cachorros vencerão?

“Sólo te ama aquel que ama tu alma”

Um homem sábio descreveu certa vez em seus conflitos internos:

Dentro de mim existem dois cachorros, um deles é cruel e mau, o outro é muito bom e dócil.

“Os dois estão sempre brigando..."

Quando então lhe perguntaram:

Qual dos cachorros ganharia a briga?

O sábio homem parou,

refletiu e respondeu:

"Aquele que eu alimentar".

Shabat Shalom!!