sábado, maio 18, 2013

Havdaláh


A mitzváh (o preceito) da “Havdaláh lemotzaêi Shabát
 
 
 
O mandamento divino: “Recorda o dia do Shabát para consagrá-lo”, significa que devemos santificar o Shabát ao chegar e ao sair. O momento certo da “havdaláh” é depois dos serviços noturnos de “maarív”.
 
Assim como manifestamos alegria pela chegada do Shabát, ficamos tristes quando chega o momento de sua despedida. Essa tristeza se expressa por algumas canções tristes da “seudáh shelishít”, antes do sol se pôr . Quando o sol se põe, o Shabát chega ao seu fim. Tenta-se prolongar um pouco a despedida do Shabát e, quando se distingue três estrelas no céu, considera-se o término do Shabát. Fazem-se, em seguida, as orações de “arvít” de “motzaêi Shabát” (saída do Shabát).
 
A despedida do Shabát e o início de uma nova semana de seis dias se expressa pela oração especial, que se diz em “motzaêi Shabát”: “havdaláh lemotzaêi Shabát”. Nesta oração enfatizamos a saída do Shabát e o início de uma nova semana.

Enche-se um copo de vinho, até derramar um pouco pelas suas bordas, acende-se duas velas ou uma vela especial trançada. Segura-se o copo de vinho e são pronunciados sete versículos do “Tanach” correspondentes aos sete dias da semana.

Celebra-se também o “motzaêi (culminação ou finalização) Shabat” com canções.

É costume, em algumas comunidades, fazer uma refeição festiva na noite de Shabát chamada de “melavéh malkáh” que literalmente significa “acompanhar a rainha”, do Shabát, que se despede, para dar lugar aos dias da semana, que se aproximam.
 
 
Shavua Tov Umeborach!!!!!
 
Que Hashem Lhe Conceda a todos vocês uma muita boa Semana, cheia de alegrias, de sustento, de trabalho, de saúde, de boas amizades, de carinho, de amor, de Paz, e principalmente de união com o Criador.