domingo, setembro 22, 2013

O que é Simchat Torá?

 

clip_image002clip_image004clip_image006

Simchat Toráh é a culminância de um mês repleto de experiências estimulantes, enriquecendo cada aspecto das nossas vidas espirituais, emocionais e intelectuais. Nós reverenciamos o Rei do Universo e aceitamos a Sua sabedoria sobre nós. Fomos perdoados e purificados pela Sua mercê, e experimentamos o regozijo de nos unir com a Divindade através dos Seus magníficos mandamentos. Agora nos alegramos com a Sua Torá. Foi dito que a própria Torá se rejubila quando tomamos os rolos sagrados em nossos braços e dançamos juntos, desde o erudito até o noviço, independentemente do nível de conhecimento. Durante as danças, os rolos permanecem em suas capas, pois esse não é um tempo de estudo. A alegria de Simchat Toráh é muito maior do que qualquer prazer que possamos auferir do entendimento intelectual. Aqui novamente enfatizamos aquele nível sublime da alma judia, quando somos todos um só.

A observância de Simchat Toráh

As refeições festivas

No oitavo dia após o início de Sucot, que é Shemini Atseret, continuamos a comer as refeições dentro da Sucá, mas sem recitar a bênção Leshêv Bassucá. Em Simchat Torá, no nono dia, recomeçamos as refeições dentro de casa.

Hacafot

clip_image008

Ao anoitecer, em Simchat Toráh, e em algumas comunidades, também ao anoitecer de Shemini Atseret, fazemos sete Hacafot (círculos) ao redor da Bimá, cantando e dançando com os rolos da Toráh. Na manhã de Simchat Toráh, o trecho final da Toráh é lido, completando o ciclo anual. Em seguida, é lida a primeira porção, recomeçando novamente o ciclo. Assim, continuamos a nos aprofundar na sabedoria infinita da Toráh de D’us, a força eterna que nos uniu e sustentou por mais de 3 mil anos.