quarta-feira, setembro 12, 2012

Mensagem de Rosh Hashanáh em Português

0 Inicio da Renovação

Capa para revista

Rosh Hashanáh, o Inicio do Ano, é o principio do ciclo anual do ano religioso judaico. Os dez dias que vão de Rosh Hashanáh (literalmente “cabeça do ano”) até Yom Kipur (o Dia da Expiação) são conhecidos como os “Dez Dias do Arrependimento”. Estes são os dias mais solenes do ano, pois se trata do período em que, na imagem da tradição, todo mundo foi julgado ante trono celestial de D’us.

Todavia, por mais sério e solene que o Rosh Hashanáh seja, não é sombrio. É o período do arrependimento, e da fé em que D’us aceita e perdoa os corações arrependidos.

No nome “Rosh Hashanáh” temos a chave para a compreensão do Ano-Novo Judaico, e a natureza do julgamento de D’us nesse dia.

O Dia do Julgamento não foi chamado o primeiro do ano, ou o começo do mesmo, mas a palavra “Rosh”, significa: a Cabeça do Ano. Nessa palavra há um grande significado.

Qual é a relação da cabeça com o resto do corpo?A cabeça é, naturalmente, o líder do Corpo. Todos os membros seguem a vontade da mente, como os homens obedecem à vontade de seu líder. Num sentido mais profundo, porém, a própria vida é o poder de todos os membros que estão contidos na mente.

Mas na verdade, a fonte do poder e do movimento esta centralizada na cabeça, pois cada porção do corpo está ligada, através de muitos minúsculos nervos, ao cérebro. Em suma, a mente contem tudo que pertence ao homem espiritualmente.

É a vida do corpo, a partir deste fato, podemos entender a natureza do dia do Julgamento, a cabeça de todos os dias do ano.

Assim como a cabeça é a fonte e a raiz da vida e da força do corpo, também Rosh Hashanáh contem a fonte primeira do “primeiro” dia do inicio do ano.

Durante estes dias temos a oportunidade de ouvir o som do Shofar(chifre), o qual é o símbolo perene de nosso povo. O som do shofar é a voz da verdade, e a voz interior que surge das profundidades da alma e do coração, carece de palavras: é o gemido, o grito, o cântico, sobre o qual está escrito: “E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel veio a mim;.... e lamentaram, e seu grito ascendeu até D’us... Escuto D’us seu gemido” (Êxodo Cap.3).

O gemido, a queixa e o lamento do homem e todos as criaturas, expressam fielmente o sentimento mais recôndito do coração. As palavras que agrega o homem, as que nascem de seu entendimento e sua inteligência, essas que se conjugam na mente, e misturam-se com os sentimentos do coração que acorda desesperado pelo “ruído” do Shofar, devem ser o inicio, o “Rosh” da mudança, da nova estrutura psico-espiritual, que edifica com poder de decisão alterar sua vida arqueada, por uma esteira que visa um horizonte mais frutífero.

Que seja Rosh, “Cabeça”, Hashanáh, “do Ano”, o começo de nossa mudança em nosso corpo, em nossa mente, em nosso espírito.

Leshanáh Továh Tikatevu Vetijatemu

5773