sexta-feira, outubro 26, 2012

Perasháh em português: Lech Lechá

O Pacto Eterno

Avraham

A perasháh desta semana começa com o relato do momento em que Hashem chama a Abram para que abandone Charan e se dirija à terra que Ele lhe indicaria. Assim foi Abraham dirigiu-se a Canaã com sua esposa Sarai e seu sobrinho Lot e todos os bens que possuía. Muitos seguidores de Avram também abandonaram Charan, emigrando com eles.

Chegaram à terra de Canaã, à cidade de Shchem, lugar onde uma visão do Altissimo apareceu a Abram para confirmar a Sua promessa de que certo dia essa terra de Canaã pertenceria à sua descendência. Como agradecimento pela mensagem recebida, Abram construiu um altar nesse lugar.

Começou em Canaã numa época de escassez de alimentos, fato que motivou Abram a viver temporariamente no Egito. Perante o temor de que os egípcios se sentissem atraídos pela beleza de sua esposa Sarai, disse que ela era sua irmã evitando vir a ser assassinado. Sarai foi levada para o palácio do Faraó e Abraham recebeu como presente rebanhos e escravos. Mas o Faraó e a sua família foram afligidos com doenças. Então o Faraó entendeu que esse era o castigo por ter raptado Sarai. Assim, Faraó pediu a Abraham e a sua família que se saíssem do Egito.

Abram e sua família chegou a Bet El, Canaã com todos os seus pertences. Tanto Avram como o seu sobrinho Lot eram já muito ricos, com grandes rebanhos e os pastos não chegavam para o gado de ambos. Perante a discussão entre os pastores de ambos, Abram sugeriu a Lot que se separassem e deu-lhe a possibilidade de escolher primeiro a terra onde queria habitar. Lot escolheu as planícies do Jordão, terra fértil tendo-se estabelecido até à cidade de Sedom, onde os seus habitantes eram perversos. Em troca Abram estabeleceu-se nas planícies de Mamré, próximo de Chevrón. Nesse lugar recebeu novamente a promessa do Eterno sobre a futura possessão desta terra por parte dos seus descendentes.

Entretanto, cinco reis de Canaã, incluindo os de Sedom e Amorá, envolveram-se numa contenda contra Kedarlaomer, rei de Elam. Isto terminou num combate no qual triunfou Kedarlaomer e este tomou posse de Sedom e Amorá, tomando como prisioneiros parte do povo, encontrando-se entre ele, Lot e todos os seus pertences. Perante esta situação Abram conhecedor do que ocorrera, apresentou batalha com a finalidade de resgatar Lot e os seus familiares e ao resto dos habitantes de Sedom, saindo vitorioso.

Apesar da fortuna econômica que possuía, Abraham sentia tristeza pelo fato de ainda não ter um filho. Hashem pediu-lhe que olhasse o céu e que contasse as estrelas, o que era impossível fazer, e assim lhe fez saber que a sua descendência seria tão numerosa como as estrelas.

Sarai sugeriu a Abram que tomasse como sua segunda esposa a sua escrava Hagar. Hagar a partir desse momento começou a faltar ao respeito a Sarai e esta se queixou a Abram e Hagar teve que fugir. Um anjo do Eterno apareceu a Hagar, dizendo-lhe que regressasse de repente que logo teria um filho de Abram, Ishmael que seria o fundador de uma grande nação. A Toráh disse sobre o seguinte: “E ele será um homem selvagem: todos na sua mão e as mãos de todos nele e morará sobre a face de todos os seus irmãos morará”.

Abram tinha a idade de noventa e nove anos quando Hashem renovou o Seu pacto com ele ordenando-lhe que mude o seu nome para Abraham, cujo significado é “pai de uma multidão de nações”. Também lhe ordenou que realizasse para ele e os demais varões, a circuncisão, o Berit Miláh. O Eterno também lhe ordenou que mudasse o nome da sua esposa Sarai para Sara, cujo significado é “princesa”. O Pacto Eterno, confirmo a Abraham como nosso patriarca e o fundador do Povo Judeu.

Shabat Shalom Umeborach!!!!