sexta-feira, novembro 02, 2012

Perasháh em português: Vayerá --- Bereshit (Genesis)

Vayerá (18:28 a 22:24)

Vayera

Os Nisaion de Abraham – As provas de Abraham

A perasháh desta semana relata o momento em que Abraham estava sentado frente à sua tenda e à espera de algum visitante, depois de ter feito a sua circuncisão, à espera de cumprir a mitzváh de Guemilat Chessed. Apareceram três visitantes a quem Abraham deu as boas vindas e agasalho. Mas na realidade estes eram anjos enviados pelo Eterno que reencarnaram em corpos humanos e que vinham a cumprir certas missões neste mundo. E assim um anjo informou Abraham que ao fim de um ano Saráh, sua esposa, lhe daria um filho. Saráh riu-se no seu interior, já que aos noventa anos de idade, essa notícia lhe parecia inacreditável. Hashem criticou Sara por ter duvidado, por não ter confiado com o seu coração na promessa que o Criador, Bendito Seja Ele, lhe fez. Depois outro anjo curou Abraham do mal esta que ainda sentia pela sua circuncisão. Ao terceiro dia o anjo deveria cumprir a sua missão de destruir as cidades de Sedom e Amorá (Sodoma e Gomora). Mas previamente Hashem informou Abraham sobre este assunto e pediu ao Eterno que tivesse misericórdia dos habitantes dessas cidades, argumentando que os homens justos não deveriam ser eliminados com os perversos. Hashem prometeu-lhe que não os destruiria se encontrasse pelo menos dez tzadikim.

Os malachim (os enviados ou mensageiros) foram à casa de Lot em Sodoma e aí os habitantes quando tomaram conhecimento da sua presença tentaram incomodar os habitantes e Hashem castigou-os provocando-lhes cegueira. Os anjos informaram Lot que devia imediatamente abandonar a cidade com toda a sua família. Lot duvidou, mas os malachim pegaram nele, na sua esposa e nas suas duas filhas e levaram-nos para fora da cidade. O Eterno derramou enxofre e fogo sobre as cidades de Sedom e Amorá destruindo assim toda a área. Os anjos advertiram sobre o não observar o castigo que caiu sobre os habitantes, mas a esposa de Lot desobedeceu a essa ordem e voltou-se para trás para ver a destruição e por isso foi convertida numa estátua de sal.

Depois Lot mudou-se para uma cova na montanha e nesse lugar as suas filhas deram à luz quem viriam a serem os fundadores das nações de Amón e Moab.

Abraham mudou-se com a sua esposa para o Neguev, para a cidade de Guerar em Ber Sheva. Declarou que Sara era sua irmã e esta foi levada para o palácio de Abimelech, rei de Guerar e Hashem castigou-o com doenças e apareceu-lhe num sonho e advertiu-o de que deveria devolver Sara ao seu esposo, caso contrário morreria. Abimelech depressa a devolveu a Abraham e por sua vez lhe deu muitos presentes.

Passado um ano, Saráh teve um filho ao qual Abraham chamou Itzchak e circuncidou-o aos oito dias. Este crescia e Saráh sentia que Ishmael exercia uma má influência sobre Itzchak. Então pediu a Abraham que afastasse Hagar e ao seu filho: Abraham aceitou o logo que Hashem lhe indicou como deveria fazê-lo e também assegurou que Ismael seria o pai de uma grande nação. Hagar e seu filho deambularam pelo deserto e ali Ishmael estava sedento ao ponto de morrer. Apareceu um anjo que indicou a Hagar um lugar onde milagrosamente havia água. Ishmael viveu em Parán e casou-se com uma mulher de Mitzraim.

Abraham foi sempre um servidor do Altissimo, tendo ultrapassado nove difíceis provas graças à fidelidade e devoção a Hashem. Mas foi a prova número dez a mais difícil de todas, já que Hashem lhe ordenou que tomasse o seu único filho Itzchak e o oferecesse como sacrifício. Abraham levou a cabo essa ordem na manhã seguinte, bem cedo, partindo para o lugar que o Eterno lhe indicara, numa montanha de Moriá. Aí construiu um altar e atou Itzchak à madeira e no momento de tomar a faca para sacrificá-lo a voz de um anjo deteve-o indicando-lhe que não fizesse mal ao seu filho. Depois Abraham encontrou um carneiro preso nos arbustos, sacrificando-o. O Eterno bendisse-o assinalando-lhe que os seus filhos (os Benê Israel) seriam numerosos e que herdariam as cidades inimigas.

SHABAT GENESIS