domingo, dezembro 09, 2012

Chanucáh - A hora da Vitória

 

clip_image002

 

Chanucáh - A hora da Vitória
 

Estamos há mais de dois mil anos. São tempos em que nossa terra amada de Israel vive sob a dominação de diferentes impérios do Oriente. Há intensa perseguição e o sagrado Templo foi profanado com rituais idólatras. É neste cenário que assistimos o nascimento do movimento Macabeu.

O movimento do milagre; o pequeno e modesto grupo liderado por Ieudáh, o Macabeu, o grupo de rebeldes desafia o poderosíssimo exército dominador e liberta o Templo. Mais uma jornada heróica dos filhos de Israel. Nossa história compõe-se de muitas passagens tristes em que lembramo-nos da crueldade sofrida por nossos antepassados. Mas temos também momentos de muita alegria. Em Dezembro celebramos o Festival das Luzes, é Chanucáh novamente. Vamos acender nossas Chanukiot. A menoráh de oito velas. A partir de 13 de Dezembro, noite após noite, por oito noites, vamos acrescentando uma velinha. Na Sinagoga da União Israelita acenderemos nossa chanukiá sempre às 19:30 horas. É o ritual encantado de Chanucáh em que nos lembramos de milagres, da bravura e coragem dos Macabeus.

Enfrentar um inimigo invencível. Realizar o logicamente impossível. Acreditar que O Senhor não apenas criou o mundo mas que pode ajudar-nos a criar coisas impossíveis no mundo. O Eterno que conhecemos através de nossa Toráh não é um D’us distante, indiferente às coisas do mundo. Ele está sempre ao nosso lado, e é assim que sabemos ser possível superar barreiras aparentemente intransponíveis.

Quando em Chanucáh festejamos alegremente a Chama que perdurou por oito noites milagrosamente reaprendemos o milagre Macabeu. A dominação idólatra, como em todos os tempos inclusive em nossos dias, além de profanar fisicamente o Templo, profana as mentes do próprio povo de Israel. Sob o domínio idólatra deixamos de perceber a presença do Criador do mundo. Começamos a acreditar que as coisas acontecem sem nenhum sentido mais elevado. Aceitamos o domínio dos poderosos e não encontramos uma missão para nossas vidas. Ficamos escravos dos ídolos e não tomamos em nossas mãos nossos próprios destinos. Os Macabeus demonstram que mesmo nestas horas nem tudo está perdido. A resistência é possível. A Vitória é possível.

Haverá um dia num futuro distante em que nossos descendentes acenderão também velinhas pela vitória dos Macabeus do século XX e os Macabeus do século XXI. Ainda que não tivéssemos um Templo para ser profanado, foi profanado nosso Templo pessoal, aquilo de mais sagrado que O Senhor nos oferece cada dia: a vida judaica foi profanada. A Solução Final que determinou a eliminação de nossos antepassados durante o domínio Nazista profanou nosso Templo profundamente. Como acreditar que os filhos de Israel continuariam sua vida judaica, cumprindo a missão de cada um frente ao Todo-Poderoso. Como acreditar que isto seria possível???? Mas aconteceu, estamos nos aproximando-nos de mais uma festa de Chanucáh. É hora de participarmos do Movimento Macabeu. Cada um filho de Israel, cada lar judaica, o milagre será lembrado e acontecerá novamente com a Bênção e a Luz do Senhor do Mundo. A Luz é o início de tudo. Isto aprendemos no Bereshit, isto reaprendemos na teoria do Big Bang. A Luz nos encanta nos faz perceber a sutileza do mundo. Quando estiver escuro, a luz de uma pequena chama pode significar a diferença entre viver ou morrer. Em Chanucáh vamos alimentar nossas almas com toda a energia de uma pequena velinha colocada na Chanukiá. Pode parecer uma coisa, um ritual, meio ultrapassado, infantil; mas assim são os ensinamentos dos Macabeus do passado, dos Macabeus do presente, e do todo o Povo de Israel que viverá no futuro.

Baruch HaShem. Amen – Que assim Seja!!!!!