domingo, dezembro 23, 2012

Jejum de Asara de Tevet – Jejum do 10 de Tevet

10 de Tevet

O Cerco de Jerusalém

clip_image002clip_image003No 10º dia do mês judaico de Tevet, no ano 3336 da Criação (425 AEC), os exércitos do imperador da Babilônia Nevuchadnezzar fizeram um cerco a Jerusalém. Trinta meses depois - em 9 de Tamuz de 3338 - as muralhas da cidade foram arrasadas e em 9 de Av daquele ano o Templo Sagrado foi destruído.

O povo judeu foi exilado na Babilônia durante 70 anos. O dia 10 de Tevet (este ano, 23 de dezembro de 2012) é observado como um dia de jejum, luto e arrependimento. Abstemo-nos de comida e bebida, do amanhecer até o anoitecer, e acrescentamos selichot e outros suplementos especiais às nossas preces.

Mais recentemente, determinado pela Rabanut HaReshit de Israel (Pelo Superior Rabinato de Israel) foi que o 10 de Tevet, seja o dia, que foi escolhido para servir também como "dia geral de kadish" para as vítimas do Holocausto, muitas das quais se desconhece o dia de martírio.

Um antigo costume judaico, que foi revivido em os últimos anos por muitos Lideres Religiosos é pronunciar palavras de inspiração e incentivar o arrependimento nos dias de jejum.