sexta-feira, junho 06, 2014

Perasháh Behaalotecháh em Português

Este comnetario se fez em memoria de minha mãe, Menuchá Bat Moshe Chaim Haleviy Leiluy Nishmata.

Que no día 7 de Sivan, segundo día de Shavuot forma 12 meses de siiu desaparição fisica.

******************************************

Aquecedor e Humildade

בהעלותך

"Míriam e Aharon falaram contra Moshe com relação a mulher Cushita com que ele casou". (12:1)

Imagine um americano, que passou toda a sua vida em uma reserva no Canyon de Chelly, Arizona, no East Side de Nova Yorque entre a 29 e a Lex. Ele anda pela rua e para. Ele olha para uma janela próxima. Fora da janela existe uma caixa retangular de metal. Ela solta ar quente, fazendo barulho como uma sinfonia sem fim. Ele levanta seus olhos. Apartamentos de concreto até os céus. Centenas deles, todos cuspindo ar quente no Céu úmido de Manhattan.

Ele pensa: "Esses homens brancos adoram calor. Hoje está tão quente – e, eles colocam esses aparelhos em suas janelas para aquecer a rua!"

Quando Míriam descobriu que Moshe tinha se separado de sua esposa, ela concluiu que ele tinha ficado orgulhoso. Ela pensou que Moshe se considerava tão próximo de D-us que estava acima de uma relação normal de casamento, que seu monasticismo era produto do ego. Claro que, o que era orgulho para Moshe, para nós aparentaria humildade acima de tudo que jamais vimos ou experimentamos. Não temos nenhum parâmetro para igualar nossos conceitos de orgulho e humildade aos de Moshe. Mas, naquele nível exaltado, Míriam considerou e pensou que Moshe tinha sucumbido ao orgulho.

Porém, como Míriam poderia ter acreditado que Moshe estava agindo orgulhosamente? Certamente, Míriam sabia que a Toráh chama Moshe "o mais modesto dos homens". O que levou Míriam a suspeitar das intenções de seu irmão?

Moshe pode ter sido o mais humilde dos homens, mas ele não era tolo. Ser modesto não quer dizer andar cabisbaixo com uma cara triste. Moshe sabia que era o rei. Mas também sabia que, comparado com Hashem, ele não era nada. Sua humildade vinha do entendimento que nenhum homem antes ou depois dele sabia o quanto era insignificante comparado com Hashem. Devido ao esforço de Moshe para chegar a esse nível, Hashem concretizou sua percepção ao falar com ele "face a face". Então a modéstia de Moshe foi internalizada.

Humildade não pode ser julgada pela aparência. Algumas pessoas parecem ser muito modestas, mas por dentro eles estão observando os outros apreciarem sua humildade. Eles estão estrelando seu próprio teatro mental chamado: "A Vida de Modéstia Completa". Por outro lado, um rei pode parecer glorioso, enquanto que, em seu interior ele, genuinamente, considera-se sem mérito.

Às vezes, as coisas não são como parecem ser. Às vezes, um ar-condicionado fresco pode parecer um aquecedor soltando seu ar quente.

Shabat Shalom