segunda-feira, abril 27, 2015

Estado de Israel: 67 anos de Independência

Yom Haatzmaut

Bandera de Israel


  • A semana passada, na quinta-feira, foi o 67º Yom Haatzmaut ("Dia da Independência") do Estado de Israel. Nesse dia, há 67 anos, a independência do Estado de Israel foi declarada e o povo de Israel passou a ter o mérito de cumprir a mitzvá de assentar a terra de Israel, como um povo unido, sendo este o principal fator desta mitzvá – que a terra esteja sob o domínio do povo judeu. Durante inúmeras gerações, não tínhamos condições de cumprir esta mitzvá. Muitas gerações do povo de Israel não tiveram o mérito de receber essa bondade do Todo-Poderoso, a dádiva de termos um exército próprio, entre os melhores do mundo. Pela bondade infinita de D'us. tivemos o mérito de que o governo judaico assumisse a soberania sobre a terra de Israel logo após o término do Mandato Britânico.
  • Até esta declaração, não tínhamos condições de nos defender como uma nação unificada, frente aos nossos inimigos que nos perseguiram para nos aniquilar e exterminar. Esses mesmos inimigos, que nos impuseram o terrível Holocausto, as Cruzadas e a Inquisição, sempre tiveram controle sobre o nosso povo, fazendo o que lhes apetecesse. Da fundação do Estado de Israel em diante, imperou a bondade divina sobre nós, nos dando condições e força para enfrentar com potência e pujança os que levantam contra nós. E, mesmo para os judeus espalhados pelas diásporas, este dia representa uma data de grande salvação; o simples fato de se saber que há um lugar no mundo que espera sempre pelos judeus de braços abertos, para acolhê-los, ampará-los e acompanhá-los, já deve ser considerado um grande milagre.
  • Como um sinal de gratidão e alegria pelos grandiosos milagres que D'us nos fez nesta salvação – por meio da qual fomos salvos do jugo e da dependência aos que nos dominavam, do enorme sofrimento de assassinatos terríveis por quase dois mil anos –, decretaram os Sábios da geração que digamos Halel (oração de louvor e agradecimento) na noite e na manhã de Yom Haatzmaut. E disseram os Sábios que aquele que louva a D'us por um milagre com o qual foi agraciado, terá o mérito de que lhe aconteçam outros milagres.