segunda-feira, abril 20, 2015

Sefirat HaÔmer e suas leis

sefirat haomer

Sefirat Haomer


  • A mitzvá de "Sefirat Haomer" (Contagem do Ômer), que começamos a cumprir na segunda noite de Pêssach (16 de Nissan), simboliza a grande expectativa do povo judeu e sua preparação para o recebimento da Torá. Quando saíram do Egito, Am Israel estava mergulhado espiritualmente em 49 "portais" de impureza e, para que estivessem puros e aptos a receber a Torá, D'us esperou por nós (pela nossa purificação) durante três semanas. Por isso, quanto mais a pessoa se prepara e se purifica para o recebimento da Toráh, mais condições e mérito terão de receber a luz da Toráh de forma clara, e a influência da Toráh sobre si e sobre sua vida será mais e mais forte e significativa.  .
  • O motivo pelo qual a Sefirat Haomer é feita por meio da contagem de sete dias por sete semanas é que, no Judaísmo, o número 7 alude e simboliza a plenitude. Por isso, o mundo foi criado em sete dias. De fato, todo elemento material existente no mundo possui seis lados (as três dimensões e seus reflexos - como as seis faces de um cubo) e mais um lado – o sétimo – que é o interior espiritual do mesmo. Também no ser humano existem esses sete lados, portanto, para se elevar da impureza para a pureza são necessários sete dias. E, para que possa receber a luz da Torá – que é divina e espiritual –, exige-se do ser humano que conte sete semanas; dessa forma, todo algarismo dos sete aparecerá sete vezes, e esta é a santificação mais completa possível. 

Leis de Sefirat Haomer


  • Antes de cumprir esta importante mitzvá de Sefirat Haomer, deve-se fazer de pé a berachá da sefirá (bênção da contagem): "Baruch Atá Ado-nai E-lohênu Melech Haolam Asher Kideshanu Bemitzvotav Vetzivanu Al Sefirat Haomer" (Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificaste por meio de Tuas mitzvot e nos ordenaste sobre a contagem do Ômer). É importante lembrar que a contagem inclui os dias e as semanas, ou seja, por exemplo, quando se completa uma semana, deve-se dizer "hoje são sete dias, que perfazem uma semana".
  • Uma pessoa que se esqueceu de fazer a Sefirat Haomer à noite, deve contar, de dia, o dia correspondente que esqueceu, porém sem recitar a berachá. Daí em diante poderá continuar a contar normalmente à noite, recitando a berachá. No entanto, quem se esqueceu de contar tanto de noite quanto de dia, não conseguiu completar sua contagem e, daí em diante poderá continuar contando os dias, porém sem mais recitar a berachá! É aconselhável neste caso que a pessoa tenha a kavaná (intenção) de cumprir sua obrigação ouvindo a berachá recitada pelo chazan, respondendo amen após a mesma.
  • Quem tem dúvida se fez a contagem no dia anterior, pode continuar contando nos dias seguintes recitando a berachá. Um rapaz que completou 13 anos (bar mitzvá) no meio da Sefirat Haomer: se foi cuidadoso e fez toda a contagem até o dia do seu aniversário, considera-se como se não tivesse perdido um dia sequer e pode continuar contando daí em diante com berachá.
  • É conhecida a regra de que as mulheres estão isentas de cumprir as Mitzvot que dependem do tempo, embora possam cumpri-las se quiserem (por exemplo: shofar, lulav, sucá, etc.). A dúvida é se podem fazer a berachá ou não. De acordo com o costume dos sefaradim, as mulheres não devem fazer berachot para as mitzvot que dependem do tempo, portanto, não devem fazer a berachá da Sefirat Haomer. De acordo com o costume dos ashkenazim, porém, as mulheres podem fazer a berachá da Sefirat Haomer. Elas devem estar cientes, no entanto, de que, caso esqueçam-se de contar um dia, devem continuar contando, sem recitar a berachá.
  • Se uma pessoa é questionada sobre qual é o dia da contagem em que estão, e ela mesma ainda não contou o dia vigente, não deve responder "hoje é tal dia do ômer", pois, desta forma, estará já cumprindo sua obrigação de contar, e não poderá mais contar neste dia recitando a berachá. Portanto, ele deve responder: "ontem foi o dia tal" e, assim, aquele que perguntou obterá por dedução a sua resposta.
  • Na situação citada acima, caso tenha respondido o dia vigente da contagem antes de contar, mas tenha intencionado não cumprir a sua obrigação da contagem do dia por meio desta resposta, pode fazer a contagem do ômer do dia recitando normalmente a berachá. Obviamente, deve-se prestar atenção antes da contagem e se certificar de que, de fato, se sabe qual a contagem do dia, para que não se confunda no momento de contar.