sexta-feira, junho 19, 2015

La Comida Caliente en Shabat

O uso da chapa elétrica no Shabat

Chapa 1


Vimos ontem o caso da solução de se cobrir o fogo – cobrir uma das bocas do fogão caseiro com uma chapa de metal (“plata”) e, de preferência, também os botões de regulagem do fogo.

Nestas condições, é permitido colocar um alimento que não está totalmente cozido sobre esta fonte de calor, na sexta-feira, antes da entrada do Shabat.

Isto porque, com esta precaução, não há o risco de que a pessoa aumente sem querer a intensidade do fogo no Shabat, para acelerar o cozimento do alimento, já que a cobertura servirá de lembrete de que é Shabat, e de que é proibido mexer com a intensidade do fogo neste dia sagrado.

Esta é a vantagem da utilização da chapa elétrica (“plata”), que equivale ao fogo coberto.

Os Poskim (rabinos legisladores) escreveram, no entanto, que o ideal é que todos os alimentos estejam totalmente cozidos na sexta-feira, para evitar outras situações proibidas. Por exemplo, se, no Shabat, a pessoa levantar a tampa da panela – que está sobre qualquer fonte de calor intenso (fogo coberto ou não) – que contém um alimento não totalmente cozido, não poderá tampar de volta a panela, pois isso acelerará o cozimento. Ou mover essa mesma panela de um local para outro da plata, também será proibido, pelo mesmo motivo.

Beteavon, Bom apetite,

Shabat Shalom