terça-feira, novembro 24, 2015

Ética Judaica – Aprendendo e Estudando

Os caminhos de D-us


Ensinam nossos sábios que D-us faz o certo por caminhos que não conhecemos ou entendemos. Assim está escrito: ”Pois os Meus pensamentos não são iguais aos vossos, nem Meus caminhos são os que trilhais” – diz o Eterno.

Nossos sábios orientam, então, a não invejar o vizinho. Devemos progredir materialmente e espiritualmente e nos contentar com nosso quinhão.

Se é Ele quem dá tudo para todos, não inveje então o sucesso material dos outros, porque assim foi a Sua vontade. Faça sua parte bem-feita, que Ele também te trará fartura.

#####################

Aproxime-se do bem


Procure frequentar ambientes sadios e lidar com pessoas de boa erudição. Aproxime-se dos sábios, da experiência dos mais velhos, e de todos que possam lhe transmitir bons exemplos e boas experiências de vida, para que diariamente te façam crescer espiritualmente.

Assim ensinam nossos sábios no Pirkei Avot: “Iosse ben Ioézer, de Tseredá (Iosse hijo de Ioezer de la ciudad de Tsereda), diz: Seja o teu lar um centro de reunião para os sábios, senta na poeira de seus pés e bebe avidamente as suas palavras”.