quarta-feira, novembro 25, 2015

Ética Judaica: Uma aprendizagem diaria

Conceder a Honra a todos


Dizem os nossos sábios: “Honre as pessoas, principalmente seus pais, como comanda a Toráh (Shemot 20,12): honrarás a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que o Eterno, teu D-us, te dá. Honre também os mais idosos, como está escrito (Vaikrá 19,32): diante de pessoas idosas te levantarás e honrarás a presença dos sábios, e temerás a teu D-us”.
Honrar uma pessoa não quer dizer telefonar, mandar um abraço, um email ou perguntar se está tudo bem, o dar-lhe uma palmadinha nas costas, e dizer tudo vai ir bem. Significa, sim, estar presente, ter tempo de ouvir ao outro, melhor escutar ao outro, entregar-lhe coisas que necessita, preocupar-se em buscar uma solução para os problemas que o afligem, atendê-lo materialmente e espiritualmente. Em definitiva estar presente sem necessidade de que ele me peça.
Nossos sábios nos instruem a sermos mais tolerantes e pacientes com os pais e os mais idosos, assim como foram eles quando éramos crianças. Seja um bom exemplo para seus pais, que seus filhos e netos certamente seguirão seus exemplos, porque o aprendizagem diario é apartir do exemplo que damos aos demais.