domingo, janeiro 02, 2011

O que Há em um Nome?

O que há em um nome?



Escolher um nome hebreu para um bebê é uma grande responsabilidade, pois este riscará um caminho para a alma e o corpo do indivíduo, e pode determinar seu futuro.

Já tinha realizado o Berit Miláh - a circuncisão - no bebê de oito dias, já se tinham recitado as rezas que introduzem ao menino ao pacto do Abraham e finalmente chegou o tão esperado momento - o nome do recém-nascido estava por ser anunciado.

Os convidados antecipavam ansiosamente a excitante noticia. Tradicionalmente, o nome hebreu de um bebê não é revelado a ninguém até o momento em que se faz o Berit Miláh. Y da mesma forma, o nome de uma bebê não é revelado até que é nomeada na sinagoga durante a leitura da Toráh.

Ou quando nasce uma menina, e aos poucos dias do nascimento, o pai e a mãe têm a honra de dirigir-se à Sinagoga, e aí convidar aos conhecidos, aos parentes para poder compartilhar a alegria de colocar um nome a essa criatura, e como testemunho a Toráh, nossa eterna fonte de inspiração.

Que nome o bebê levara? Ou em honra de um tio ou tia? Ou com o nome de um rabino distinguido? Tal vez lhe dará um nome que seus pais escolheram simplesmente porque gostam, ou de um familiar a quem querem honrar em vida, ou um conhecido ou a esposa do Rabino que nos ajudo muito, ou vizinhos ou amigos sempre predisposto a estender uma mão.

Uma importante decisão

Nomear a um menino ou a uma menina (como neste Shabat no Qual Manuela vem da “mão” e o coração dos Pais e a alegria dos pressente) é uma das decisões mais importantes que os pais devem tomar. O Talmud Babilônico (Tratado Berachot 7b) ensina-nos que o nome tem uma influência sobre seu portador. Por o tanto, é extremamente importante chamar a seus filhos em honra a indivíduos com qualidades internas positivas, quem levou a cabo vistas com fortuna e ajudaram a trazer bondade ao mundo.

O legendário cabalista, o Ari Hakadosh (Rabino Itschak da Luria – Século XVI – Safed –Israel), escreve que a natureza e o comportamento de uma pessoa, já seja para bem ou para mau, pode ser descoberto ao analisar seu nome. Por exemplo, um menino chamado Iehuda pode estar destinado, provavelmente, para a liderança, já que Iehuda - o quarto filho do Iaacov - simboliza a monarquia e de fato, a maioria dos reis judeus descendem da tribo da Iehuda, ou ser chamada da Chaia (que significa Vida) é que vai valorizar e honrar a vida, ou se for chamada do Sheindel que em hebreu significa Yaffa, vem do Yaffe lindo, bonito, vai valorizar a embelezar a vida.

É dito que os pais são abençoados com profecia quando colocam o nome a seus bebês recém-nascidos, para assim escolher nomes que descrevem adequadamente a personalidade do menino ou da menina e seu destino na vida.

De acordo ao Ari, inclusive o valor numérico das letras hebréias em um nome pode ser o indicativo do caráter de uma pessoa. Por exemplo, o valor numérico ou a guematria do nome Elisheva é equivalente ao valor numérico das palavras hebréias yemê simchá, que significam dias de felicidade, o qual augura uma vida alegre para uma menina chamada Elisheva.

Ou se tomarmos o nome Chaia que na matemática dos números ou numerologia, instrumento básico da Cabaláh, o valor numérico é 5 quão mesmo Yaffa = Sheindel, e portanto coincide com o valor dos cinco livros do Moisés – a Toráh, e somados dá Dez que é representado descascamento letra Yod cujo valor numérico é 10, e é o início da Palavra Iehudi = Judeu.

É precisamente porque o mazal tov - a boa sorte - e o mazal raá - a má sorte - da humanidade estão escondidas nos segredos das letras, vocais e significados dos nomes hebreus, que a uma pessoa seriamente doente lhe dá um nome adicional como Chaim - que significa “vida” - ou Rafael - que significa “D's padre” - para influenciar sobre seu destino. Al lhe adicionar este novo nome esperamos que o indivíduo afetado troque seu mazal para bem.

Um dos fundadores da Chasidut* na Galicia, Polônia, Rabi Elimelech do Lyzhansk escreve em seu trabalho clássico a Toráh, “Noam Elimelech” (Bamidbar) que há uma conexão profunda entre a alma de uma pequena e a alma da pessoa por quem ele foi chamado.

Quando um menino é chamado com o nome de um defunto, a alma do defunto é elevada no céu e uma afinidade espiritual se cria entre a alma do defunto e o bebê recém nascido. Essa união espiritual profunda entre estas duas almas pode provocar um impacto profundo no menino. Quando uma menina ou um menino é chamado com o nome de um ser querido, que Graças a D’s esta vivo e alguém lhe deseja dar uma honra, estamos alimentado as almas destes seres com Bênçãos de Continuidade, é como se a energia da alma do recém-nascido dá forças para a pessoa com mas idade, e esta última transfere uma energia de conhecimento a recém-nascida.

A palavra hebréia Neshamá - alma - escreve-se com as quatro letras nun, shin, mem e hei. Incrivelmente, a palavra hebréia shem - nome - que se soletra shin, mem, está contida dentro da palavra neshamá, indicando a forte conexão entre o nome e a alma ou a essência de um.

Um nome do qual estar orgulhoso


Retornando ao Berit Miláh (circunsição)… O pai estava encolhido junto a seu próprio pai - o avô do bebê - quem tinha sido honrado com a recitação da reza do nomeamento. Levantando uma taça de vinho, o avô recitou, “ D's nossos e de nossos pais, preserva a este filho para seu pai e sua mãe, e que seu nome seja chamado no Israel”. O avô esperou que seu filho lhe murmure o nome...

“Yoel” - sussurrou o pai do bebé. O avô se surpreendeu enquanto que lágrimas se alojaram em seus olhos. Sua voz gaguejava enquanto que seus lábios tremiam de emoção. Seu novo neto tinha sido chamado como seu próprio pai - o bisavô do bebe. Também os convidados começaram a lacrimejar pois todos recordavam ao Yoel Pfeiffer.

Ao final dos anos 30, Yoel foi forçado a escapar da Alemanha à noite depois de seu casamento. Posso ir-se a Inglaterra e ao chegar foi encarcerado pela suspeita de que era um espião. Permaneceu em terra Britânica durante a guerra até que foi possível emigrar ao Canadá onde se reuniu com sua esposa.

Yoel Pfeiffer começou sua vida novamente no Montreal. Com quase nada mais que perseverança construiu uma família, um negócio, e uma herança de boas ações. Na comida festiva do Berit Miláh, o jovem pai recordou o carinho que tinha a seu avô e explicou como ele e sua esposa quiseram honrá-lo e o muito que desejavam lhe transmitir sua força de caráter a seu novo filho, Yoel Pfeiffer.

O mohel (que faz a circuncisão), geralmente está envolto em escolher nomes adequados para os filhos. Mi conselho para escolher um nome tanto para a menina ou o menino está apoiado em três princípios:

1. Usa o nome exato da pessoa que desejas honrar, ou ao menos um nome que tenha o número das mesmas letras contido em seu nome hebreu.

2. Assegura-te de que o nome de seu filho só tenha conotações positivas.

3. Usa um nome do qual seu filho estará orgulhoso. Recorda!, o nome de seu filho é sua identidade eterna.

A História de Yoel Pfeiffer pode ser também a história de qualquer nascimento, de qualquer início de vida, enquanto os pais tenham a sensibilidade de poder dizer, Hineni, aqui estamos, estamos honrando ao ser que amamos, honrado aos valores milenares e honrado à vida.

Porque muitas vezes o Ser humano, não valoriza esses instantes no qual podemos dar todo esse amor, esse carinho por um ser humano, e lhe dar a devida honra. Ligia e Raul junto à Rafaela e ao novo ser Manuela, estão agradecendo tudo quão maravilhoso representa Gina e por isso a honram.

Assim quando chamamos um Pai a Toráh e este deve dar o nome de sua filha, e me diz ao ouvido, o nome honrado algum ser querido (vivo ou infelizmente que deixo de existir), sabemos que nesse instante a alma desse ser canta de felicidade, e D’s aplaude porque O observo o carinho e o amor que existiu no momento da eleição.

Que Bonito, que Sheine (lindo em idish**) ou Sheindale (minha beleza) é a Chaie (a vida), quando honramos as pessoas que amam e desejam viver. Mazal Tov! Para Todos os familiares e principalmente para a Manuela – A mão de D’s – Os pais, a avó, Padrinhos que deram a força necessária para que Ligia e Raúl possam receber este presente de D’S. Porque o Talmud diz: “Que a riqueza de um ser humano está em escolher a seus amigos, saber ter bons vizinhos”, à misericórdia e ao carinho deles que alem de sua religião está o Ser humano, o Chasidê Umot Olam, que são pessoas que por dignidade e respeito ao amor proferido a um ser humano, luta pelo bem-estar do próximo.!!!!

_____________________________________
* Filosofia chassídica (hebraico: חסידות, alternativamente transliterado como Hassidim, Chassidim, Chassidut etc.) é o conjunto de ensinamentos, interpretações do Judaísmo e misticismo articulado pelo moderno movimento hassídico. Ela inclui os elementos religiosos do povo carismático do hassidismo, mas principalmente descreve seu pensamento estruturado, expressado no seu conjunto de teologia à filosofia.

** O ídish (ייִדיש, transl.yídish ou אידיש, transl. ídish, do alemão jüdisch [deutsch], "judeu", "judaico") é uma língua da família indo-europeia, pertencente ao subgrupo germânico, tendo sido adotada por judeus, particularmente na Europa Central e na Europa Oriental, no segundo milênio, que a escrevem utilizando os caracteres hebraicos.