domingo, março 25, 2012

Perasháh Vaikra – Shabat Hachodesh

Saibam desculpar a tardança para publicar a Perasháh desta semana.

**********************************

Perasháh Vaikra

Livro Vaikra ou Levítico

Vayikra

“Vaikra el Moshe”(E chamou Moisés).

Vaikra ou Levítico é o terceiro livro da Toráh.

Esta parsha trata-se, quando Moshe é chamado ao Santuário e recebe os mandamentos relacionados aos korbanot (ou seja, sacrifícios).

Estes são divididos em:

Korban Olá- oferendas que são queimadas no altar.

Korban Mincháh - oferendas queimadas parcialmente no altar e o resto consumida pelos cohanim (sacerdotes).

Korban Shelamim - oferenda de paz, queimada parte sobre o altar, e restante consumido pelo ofertante e os cohanim.

A perasháh continua comentando sobre oferendas, mas em caso de chatat(erro ou pecado) e asham(culpa), esta última por causa de transgressões involuntárias.

Além disso, tem uma história relacionada à perasháh, que se pergunta por que a Toráh utiliza o termo Néfesh (alma) e não Adam ou Ish (alguém)?

A resposta está no Midrash Rabá com a história:

Um Rei tinha um lindo pomar com maravilhosas árvores frutíferas. Então, para que ninguém pudesse roubar, colocou dois seguranças, um cego e um aleijado, tornando eles responsáveis por qualquer roubo.

Um dia, o aleijado disse para o cego: “Que belas frutas, elas estão na nossa frente, porque não devemos deliciar-nos delas?” O cego respondeu: “E porque não? Traga-me uma. Impossível você se esqueceu de que eu sou aleijado? E eu, responde o cego.”

Então os seguranças estavam planejando concretizar o desejo deles, no qual encontraram uma solução.

Então os o aleijado subiu em cima do cego e lês roubaram um monte de frutas.

Dias depois, o rei apareceu inesperadamente e se assustou quando viu que faltavam muitas frutas:O que fizeram com a fruta desta e daquela árvore? Furioso.

Majestade- começa a se desculpar o cego, assustado, como eu vou ser o culpado se não vejo nada, o aleijado também repete: e eu que sou completamente aleijado.

O rei mandou que o aleijado subisse em cima do cego e disse: “ Eis a maneira que vocês praticam o roubo”.

Depois da morte, quando o homem se apresenta perante o Tribunal Divino, perguntarão à Neshamáh (alma): Porque pecaste? E ela responderá: Criador, não fui eu que pequei mas sim meu Guf (corpo) e a prova é que eu me livrei dela voando que nem um passarinho. Então o júri celestial perguntará ao corpo: E tu porque pecaste?Eu?- responderá o corpo. Acaso eu tenho forças para pecar?

Ela a alma é a instigadora das minhas transgressões; pois vede, ilustres juízes, mal a minha alma abandonou, estou completamente paralisado, um cadáver morto, como uma pedra. Que fará então D’US agora? Colocará a alma dentro do corpo e ambos serão julgados.

Finalizando, a Haftaráh desta perasháh é Ezequiel ou Yechezkiel, já que este Shabat é chamado de Shabat Hachodesh (O Shabat que anuncia chegado do mês de Nisan, o mês da redenção e os milagres).

*********************************************

Colaboração de Uriel Najmanovich e Gadiel Najmanovich