quinta-feira, junho 05, 2008

Que faz que o Judaismo seja unico

O que torna o Judaísmo único?


O Judaísmo e somente o Judaísmo sustenta e afirma ter suas raízes em um evento histórico nacional, vivenciado por toda sua nação. As fundações intelectuais da fé Judaica não se apoiam sobre a alegação de divindade ou profecia de um homem ou de um pequeno grupo de testemunhas.

O comprometimento Judaico ao Judaísmo está enraizado na idéia que, mesmo que eventos históricos nacionais possam estar abertos a reinterpretações, eles nunca poderiam ser fabricados ou apagados.

No livro Devarim (Deuteronômio) 4:32-34, Moshe, ao final de 40 anos no deserto, fala ao Povo Judeu daquela época e para todas as futuras gerações, incluindo aí aqueles que procuram espiritualidade ou significado para a vida em todo tipo de religiões, ideologias ou “ismos”: “Por favor, investiguem a história mundial até seus primórdios e verifiquem se um evento desta magnitude jamais ocorreu ou se já se ouviu falar de um evento como este ... Será que toda uma nação já ouviuD’us falando ou será que D’us já salvou uma nação que estava dominada dentro de outra nação, como fez conosco no Egito ?”

A Guerra do Vietnã bem como o assassinato do presidente americano John Kennedy serão debatidos ainda por muito tempo. Porém, uma única idéia jamais entrará em discussão: a de que estes eventos nunca ocorreram. Nenhuma teoria conspiratória é grande o suficiente para inventar eventos de tão grandes consequências nacionais, onde tantas pessoas se acharam envolvidas. Da mesma forma, embora os líderes da antiga União Soviética descrevessem Stalin numa variada escala de adjetivos, de salvador a demônio, duas coisas eles nunca conseguiram: negar sua existência ou inventá-lo. Os eventos nacionais que tiveram Stalin como seu dirigente eram simplesmente muito grandiosos para se esconder e muito amplos e influentes para serem fabricados.

Mas Moshe ainda deu um passo mais a frente. Reflita suas palavras com cuidado: “ ... se um evento desta magnitude jamais ocorreu ou se já se ouviu falar de um evento como este”.

Há mais de 3.000 anos atrás, Moshe previu o imprevisível. Quando profetizou de que um evento como este “nunca se ouviria falar ”, o que quis dizer foi: Embora o Povo Judeu vá sempre basear suas alegações espirituais no solo da história, nenhum outro povo ou religião nem mesmo isto tentará fazer. E a própria história mundial atesta esta confiante previsão de Moshe.
Pois, de fato, nenhuma outra religião jamais tentou subiu ao palco da história mundial, baseando sua veracidade num evento histórico nacional.

E como Moshe sabia que isto iria acontecer (ou não acontecer) ? A resposta é: Embora sonhos, visões e revelações pessoais possam facilmente ser expressadas por indivíduos ou grupos tentando montar uma religião, é impossível afirmar que determinado acontecimento nacional ocorreu se não for verdade.

Moshe sabia profeticamente o que a lógica igualmente deduz. Se os Judeus fossem espertos o suficiente para inventar uma história de redenção nacional e salvação, então no final algum outro grupo acabaria inventando sua própria convincente e emocionante história. Porém, um detalhe: nós não o fizemos e eles não conseguiram.