quinta-feira, junho 05, 2008

Retorno ou Reconhecer que estamos afastados

Retorno do Povo Judeu

O que a Torá diz sobre o retorno do Povo Judeu à Terra de Israel ?

Existem muitos versículos proféticos na Torá sobre o futuro do Povo Judeu. Lembre-se: a Torá foi dada há 3.311 anos atrás.

No livro Vaikrá 26:33 (Levítico 26:33), o Todo-Poderoso nos fala:“E vocês, vou dispersá-los entre as nações, desembainharei Minha espada, deixando sua terra desolada e suas cidades em ruínas”.

Em Devarim 30:3-5 (Deuteronômio 30:3-5 ), nos é falado: “E o Todo-Poderoso os trará do cativeiro e terá compaixão de vocês. Ele os trará e os reunirá dentre as nações ... E o Criador os levará para a sua terra, que seus antepassados herdaram. E lhes fará o bem e vocês se multiplicarão e serão mais prósperos que seus antepassados”.

Os próprios profetas reiteram esta mensagem. Em Jeremias 31:7 lemos: “Eu os trarei de volta das terras do norte, e os reunirei e agruparei desde os confins do mundo ...”

Ezequiel 11:17 é ainda mais direto: “Assim disse D’us: ‘Eu os recolherei dentre as nações e os ajuntarei dos lugares onde estiverem dispersados, e lhes darei a Terra de Israel”.

Quais os significados destas profecias? Quando e onde se aplicam? Existe alguma conexão entre elas e o moderno Estado de Israel ?

Seguramente, sem dúvida podemos investigar nesse tesouro chamado Bíblia assim como no Talmud, que o Povo Judeu tem um destino assim como uma função de importância no desenrolar da História da Humanidade. Diz O Salmista: “Esse é o dia que o Senhor fez; nos rejubilaremos e nos alegraremos Nele! Oh Senhor , por favor, salva-nos! Oh Senhor, por favor , faze-nos prosperar!” (Salmo 118: 24-25). Este último conceito que se encontra no livro dos Salmos, indica que o Povo Judeu nunca recusou a idéia filosófica que entrega a Torá, portanto todos nos temos certeza que a Historia Moderna do Terceiro Estado Judeu está firmemente ligada às mensagens proféticas.

Encontramos no livro de Zechariah a conclusão que o Povo Judeu está ligado a sua Terra, e o seu retorno não foi uma casualidade senão uma causa, já que as profecias deste profeta marcam que não foi uma decisão da Humanidade, mas sim um decreto da Providência Divina a concretização do nosso Terceiro Estado: “Assim disse D’us, Voltarei a Sião e habitarei no meio de Jerusalém. Jerusalém será chamada Cidade da fidelidade e a Montanha do D’us dos Exércitos, Montanha-Santa.
Assim disse O Senhor dos Exércitos. Velhos e velhas ainda sentarão-se-ão nas praças de Jerusalém, cada um com o seu bastão por causa da idade avançada. E as praças da cidade encher-se-ão de meninos e meninas e aí brincarão.
Disse ainda O Senhor dos Exércitos: Eis que salvo o meu povo da terra do Levante e da terra do Poente.
Eu os trarei de volta para que habitem no seio de Jerusalém. “Eles serão o meu Povo e Eu serei o D’us em fidelidade e em justiça.” (Zechariáh 8:3-4-5,7-8).
Essa mensagem profética de Zechariah encontra-se em nossos olhos, já que a Cidade de Jerusalém assim como todas as praças das Cidades do Estado de Israel estão lotadas de nossos anciãos e de nossos jovens. Porque o Milagre se fez porque o Povo de Israel nunca deixou de estar ligado na sua Terra, e em seus princípios emanados por D’us em nossa Toráh e que levou a concretizar a idéia milenar de redenção: morar em Sião, construir o Estado de Israel.

AMEN!!!